Entrada de Mercadoria

No sistema da Cloudfy é possível fazer a entrada de mercadoria diretamente através da NF-e emitida para o CNPJ da sua empresa. Também é possível realizar entrada de mercadoria sem nota fiscal.
A entrada de mercadoria pode ser dividida em 3 passos: Manifesto da Nota, Importação dos produtos e Importação da cobrança. Só é possível realizar a importação de produtos das notas fiscais que foram manifestadas com os eventos Operação confirmada ou Ciência da Emissão.

Para que a tela de Manifesto da nota funcione corretamente é necessário que o certificado digital da sua empresa esteja configurado corretamente no sistema!

Navegue para o Menu Compras>Entrada de mercadoria e clique no botão VERIFICAR NOTAS EMITIDAS PARA O MEU CNPJ para abrir a tela de Manifesto de Notas.

Para importar as notas fiscais para o sistema da Cloudfy basta apertar no botão VERIFICAR NOVAS NOTAS e aguardar a comunicação do sistema com o serviço da SEFAZ. Ao finalizar o procedimento, será notificado quantas notas foram inseridas e atualizadas na lista do sistema, onde você poderá verificar os dados gerais das notas e realizar a Manifestação do Destinatário.

Se você não estiver encontrando uma nota na lista de notas fiscais recuperadas, verifique se os filtros de pesquisa (Período, Tipo de Manifesto, e Situação) não estão excluindo a nota da lista. Caso seja uma nota antiga e ela não foi recuperada ainda, clique no botão BUSCAR NOTAS MAIS ANTIGAS para incluir a nota no sistema.
Na coluna Manifesto será informado o estado do Manifesto da nota fiscal:

  • Notas não manifestadas - Não houve nenhum evento de Manifestação do Destinatário.
  • Operação confirmada - Último evento registrado na Manifestação do Destinatário foi o de Operação confirmada.
  • Operação desconhecida - Último evento registrado na Manifestação do Destinatário foi o de Operação desconhecida.
  • Operação não realizada - Último evento registrado na Manifestação do Destinatário foi o de Operação não realizada.
  • Nota integrada(ciência) - Último evento registrado na Manifestação do Destinatário foi o de Ciêncida da Emissão.

A Cloudfy utiliza o serviço público da SEFAZ para se comunicar e importar as notas fiscais no sistema, portanto a estabilidade do serviço depende também do servidor da SEFAZ.
Os dados das notas e a situação do manifesto corresponde ao estado da nota no momento da comunicação com o serviço. Se o estado da nota for alterado por um método exterior, o sistema irá receber a nota nesse estado.

Para que os produtos da nota fiscal possam ser integrados com o sistema, primeiro é necessário Manifestar a nota com o evento Operação confirmada ou Ciência da Emissão. Para realizar a manifestação da nota usando o sistema, ache a nota desejada e deixe o mouse em cima dela para aparecer as opções de Manifestação, como indicado a seguir:

  • Download do XML da nota - Emite um evento de Ciência da Emissão na SEFAZ e faz o download do XML da nota.
  • Confirmo esta operação - Emite um evento de Confirmação da Operação na SEFAZ.
  • Desconheço esta operação - Emite um evento de Desconhecimento da Operação na SEFAZ.
  • Operação cancelada - Cancela o último evento de manifesto realizado na nota.

A nota só estará disponível para realizar entrada de mercadoria após ela ter sido manifestada com os eventos Operação confirmada ou Ciência da Emissão.

Se você possuir o arquivo XML da nota fiscal no computador, também é possível importar a nota fiscal para a entrada de mercadoria através deste arquivo.
Na tela de Entrada de mercadoria, clique no botão SELECIONAR ARQUIVO e use o explorador de arquivos que se abriu para selecionar o arquivo desejado ou apenas arraste e solte o arquivo no local designado na página.

Importar a nota fiscal desta maneira irá inclui-lá diretamente na Entrada de Mercadoria e não irá realizar nenhum evento de manifesto na SEFAZ.

Por padrão, a tela é aberta trazendo as notas fiscais do mês atual na tabela.
Na tela de Entrada de Mercadoria, utilize os campos de Período e Tipo de Documento para filtrar o resultado da pesquisa das notas fiscais que irão aparecer na tabela e clique em PESQUISAR. Também é possível utilizar as colunas da tabela para filtrar e ordenar as notas mostradas na tabela para ficar mais fácil encontrar a nota desejada.
Ao encontrar a nota desejada clique no botão para acessar as informações da nota e começar a importar os produtos.

  • A coluna indica a situação do produto na compra:
    • Primeira vez que o produto aparece em uma compra(Novo Produto).
    • O produto já foi importado em outra compra(Produto Conhecido). Irá aparecer na importação em lote.
    • A importação do produto, nesta compra, já foi realizado.
  • A coluna Cód. produto indica o código do produto no fornecedor/compra.
  • A coluna Produto indica o nome do produto no fornecedor/comrpa.
  • A coluna Und. medida indica a unidade de medida no fornecedor/compra.
  • A coluna Vl. total indica o valor total comprado do produto.
  • A coluna Quantidade indica a quantidade total comprada do produto, em relação a unidade de medida no fornecedor.
  • A coluna Vl. unit indica o valor unitário do produto no fornecedor/compra.
  • A coluna Ações apresenta as ações possíveis a serem realizadas no produto.
    • Inicia o processo para Importar produto. Somente para produtos novos ()
    • Inicia o processo para Importar produto. Somente para produtos conhecidos()
    • Visualizar as informações de importação. Somente para produtos já importados ()
    • Desfazer importação. Somente para produtos já importados ()
  • Nos produtos que já foram importados você verá em preto as informações do produto no fornecedor e em verde as informações de importação do produto no na empresa.

Clique em ou , se o produto foi reconhecido e você deseja alterar algum parâmetro de importação, para começar o processo de importação.

1ª Etapa da Importação - Taxa de conversão

Na primeira etapa da importação você deve informar qual será o produto do sistema que irá ser integrado com o produto comprado e a taxa de conversão entre a unidade de medida do fornecedor/compra e a do produto no sistema. Se o produto ainda não existir no sistema, faça o Cadastro do produto e aperte na lupa para selecionar o novo produto.
No exemplo da imagem acima estamos fazendo a integração do produto comprado Bolo de limão com o produto Bolo de limao KG no sistema. Como os dois são vendidos em KG, a taxa de conversão será 1,00.
Utilizando outro exemplo, digamos que foi comprado 3 pacotes de um produto X no fornecedor que será integrado com o produto Y na sua empresa vendido em unidades. Se em 1 pacote vem 10 unidades do produto, na taxa de conversão você deve colocar 10,00.
A taxa de conversão é utilizada para calcular a quantidade que será adicionada no sistema. Informar o valor errado da taxa de conversão irá causar problemas no estoque e custo do produto Clique em CONTINUAR para seguir para a 2ª Etapa.

2ª Etapa da Importação - Informações do produto

Nesta etapa você pode conferir as informações do produto e da integração.
Na seção Cálculo do custo você pode verificar como o sistema calculou o custo unitário do produto, em relação a esta compra. Nos campos Custo unit. cálc.. e Mark-up desejado você pode alterar o custo unitário e o mark-up desejado do produto. Clicando no botão ATUALIZAR PREÇO você irá alterar o preço de venda do produto para o preço sugerido.
Na seção Cód. de barras você pode alterar os preços de venda à vista e à prazo do produto e a quantidade que será inserida no estoque.
Clique em CONTINUAR para seguir para a 3ª e última Etapa da importação.

3ª Etapa da Importação - Informações tributárias

Nesta etapa você pode alterar as configurações tributárias do produto.
O sistema irá comparar as informações tributárias do produto no fornecedor e no seu cadastro e, caso haja uma diferença e você queira usar a informação do fornecedor, clique no botão ATUALIZAR.
Clique no botão FINALIZAR para finalizar o processo de integração.

Após clicar em FINALIZAR, o sistema irá fazer a entrada no estoque e todas as informações que foram trocadas nas etapas 2 e 3 serão atualizadas no cadastro do produto.

Se houver um ou mais produtos reconhecidos na compra, você pode clicar no botão IMPORTAR PRODUTOS EM LOTE para importar todos os produtos reconhecidos rapidamente.

  • Na coluna Produto compra/Produto encontrado será indicado o nome do produto na compra(em preto) e com qual produto ele será integrado no sistema(em verde).
  • Na coluna Tx. conversão você deve informar a taxa de conversão entre a unidade de medida no fornecedor e do produto na sua empresa.
    • digamos que foi comprado 3 pacotes de um produto X no fornecedor que será integrado com o produto Y na sua empresa vendido em unidades. Se em 1 pacote vem 10 unidades do produto, na taxa de conversão você deve colocar 10,00.
    • A taxa de conversão é utilizada para calcular a quantidade que será adicionada no sistema. Informar o valor errado da taxa de conversão irá causar problemas no estoque e custo do produto
  • Na coluna Qtd. comp./conv. será indicado a quantidade comprada no fornecedor(em preto) e a quantidade que será integrada no estoque(em verde).
  • A coluna Custo indica o custo unitário do produto nesta compra e o custo na última compra. Este campo é preenchido automaticamente após a taxa de conversão ser preenchida, mas pode ser alterado.
  • A coluna Mark-up indica o mark-up desejado do produto e o mark-up atual em relação a coluna Preço. Este campo é preenchido automaticamente após a taxa de conversão ser preenchida, mas pode ser alterado.
  • A coluna Preço indica o preço de venda do produto e o preço sugerido de venda em relação a coluna Mark-up.
  • Na coluna Ações você pode retirar o produto da lista de importação em lote e ou atualizar o campo Preço com o valor sugerido.

Após preencher todos os campos necessários, clique no botão IMPORTAR PRODUTOS EM LOTE e confirme a operação para finalizar a importação!

Você poderia deixar um comentário se estivesse logado.
  • base_de_conhecimento/treinamento/entrada_de_mercadoria.txt
  • Última modificação: 2024/03/06 23:10
  • (edição externa)