Integração iFood
- Quando o modo Delivery estiver integrado, todo pedido feito pelo iFood será sincronizado com a Cloudfy e todas as etapas de criação do pedido serão feitas automaticamente.
- Os preços e os produtos disponíveis serão controlados no Menu Gerencial do próprio iFood. Caso os produtos tenham diferentes preços no iFood e na Cloudfy, não é preciso duplicar o cadastro dos produtos. Os pedidos gerados pelo iFood utilizarão os preços e nomes do iFood e, por meio do código de referência do produto, é feita a baixa no estoque na Cloudfy.
- Na finalização da venda do pedido pago pelo sistema do iFood, a forma de pagamento é omitida, sendo atribuída a forma de pagamento Pagamento online automaticamente.
Configurações iniciais no iFood
Integrando o iFood com a Cloudfy Systems, você pode receber os pedidos do iFood diretamente no modo Delivery da Cloudfy e controlar todos os seus pedidos em um único sistema. Para habilitar a integração com o iFood, siga os passos a seguir:
- Nos produtos do iFood, existe um campo Código do PDV. Você deve colocar o código de referência do produto na Cloudfy neste campo. É por meio do Código do PDV que seus produtos serão impressos nas ilhas de impressão corretas e os produtos serão descontados do estoque da sua base de produtos na retaguarda.
- Entrar em contato com o comercial da Cloudfy solicitando a integração com o iFood. Quando eles liberarem basta entrar em contato com o time do Suporte Cloudfy e solicitar o agendamento da integração.
Configurações na retaguarda
1. Rede Adquirente
O primeiro passo na retaguarda é efetuar o cadastro de uma nova rede adquirente. Para isso, acesse o menu Configurações→Redes Adquirentes e clique no botão . O nome da nova rede pode ser Aplicativos1) ou iFood.
Em seguida, ative a bandeira iFood.
2. Forma de pagamento
Crie uma nova forma de pagamento para o recebimento dos pagamentos online realizados pelo iFood.
Para criar uma nova forma de pagamento, acesse o menu Configurações→Forma de Pagamento, clique no botão você pode dar o nome de Aplicativos ou iFood e vincule a rede adquirente que criou na etapa anterior.
É com este nome que, na tela de início, a sua forma de pagamento aparecerá no gráfico. Então, se quiser ver de forma separada o quanto está recebendo por determinada forma de pagamento, deixe o nome da própria bandeira.
Veja o exemplo a seguir:
É importante que a conta financeira vinculada à forma de pagamento do iFood seja a correta, pois isto pode influenciar no seu conciliamento de fechamento de caixa. Veja como realizar este processo aqui Cadastrar conta bancária
3. Parâmetros da filial
Neste último passo, acesse o menu Configurações→Parâmetros da filial e, em Integração com restaurantes digitais, clique no botão .
Informações de integração
Plataforma de integração → Selecione a plataforma IFOOD.
Api utilizada → Selecione a opção “Merchant-Api”
Id da loja → Insira o Id da loja e clique no para adicionar a loja. Com essa nova integração é possível adicionar várias lojas a uma mesma filial.
Caixa para registro de venda → A seleção de um caixa para registro de venda não é obrigatório, podendo deixar o campo vazio. Caso queira que seja possível finalizar a venda somente em um caixa de sua loja, selecione um caixa para deixar vinculado à integração do iFood.
A integração do Ifood é ativada no modo delivery. Então, mais de um computador pode ter a integração(receber os pedidos do IFood) e qualquer PDV pode finalizá-lo.
Pagamento online
Rede Adquirente → A rede adquirente inserida nesta parte é a mesma que foi criada na etapa Rede Adquirente. Quando a rede adquirente for selecionada, a função Produto Cartão será liberada.
- Produto Cartão → Selecione o produto cartão 37 : ifood.
Forma de pagamento → A forma de pagamento selecionada nesta etapa é a mesma que foi configurada na etapa Forma de pagamento.
Essas são as configurações de pagamento que o sistema utilizará. São elas que aparecerão ao finalizar um pedido pago pelo próprio aplicativo.
Configurações no PDV
Para finalizar a integração com o iFood, acesse o seu PDV e verifique se o modo Terminal está ativo. Para isso, acesse o seu PDV e aperte a tecla F8 do seu teclado ou clique no menu lateral e selecione a opção Configurações(F8).
Em seguida, em Conf. gerais PDV, ative Exibir opção de troca de modo (PDV/Terminal)2), como pode ser visto a seguir:
Para salvar, clique em qualquer outro menu lateral.
Agora, no modo terminal, acesse Configurações(F8), selecione o menu Delivery/Encomendas, em seguida ative Utilizar Delivery/Encomendas3) e Integração com api de terceiros (IFood e E-commerce)4) em seguida selecione em Modelo de API p/ Ifood e escolha Mechant Api. Para salvar, acesse o menu lateral Conf. gerais PDV e clique no ícone . Veja a seguir, como efetuar este processo:
Com isto, o iFood já esta integrado com o sistema, mas existe um último passo a ser executado.
No modo de visualização PDV, aperte a tecla Configurações(F8) mais uma vez e em Conf. gerais PDV no menu Restaurantes digitais, informe se a logística usada será a do ifood ou não. Para isso, ative a configuração Logística ifood5). Veja o exemplo a seguir:
Com a integração finalizada, não é mais possível usar o Gestor de pedidos do Ifood. Para evitar qualquer tipo de dessincronização, utilize somente o sistema Cloudfy.
Pronto, com este passo a passo a integração está completamente finalizada.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida após a leitura desse tutorial, você pode entrar em contato com a Cloudfy através do chat, que um de nossos colaboradores terá o prazer em lhe auxiliar!