Nota Fiscal de Devolução
A nota fiscal de devolução anula a operação de compra e venda não concretizada quando quem recebeu a nota (comprador, cliente ou fornecedor) a devolve ao estabelecimento (empresa, comércio ou loja). O próprio destinatário deverá emitir a nota de devolução para seguir o caminho da operação de compra e venda.
Sempre verifique com o seu contador as informações corretas para a emissão de uma nota de devolução.
Como realizar a emissão de uma nota fiscal de devolução?
Navegue para o menu Nota Fiscal→Emissão de NFe e aperte no botão para iniciar o assistente de emissão de NF-e.
Etapa 1 - Dados do fornecedor
Na primeira etapa do assistente, você deve preencher as informações do fornecedor para o qual você deseja emitir a nota. Utilize o campo de pesquisa de fornecedor, exibido na imagem abaixo, para selecionar um fornecedor cadastrado.
Ao selecionar o fornecedor, as informações restantes serão preenchidas automaticamente de acordo com o que foi cadastrado. Clique em continuar no final da tela para prosseguir para a próxima etapa.
Caso o fornecedor não esteja cadastrado, você pode clicar no ícone e fazer o cadastro de um novo fornecedor sem sair da tela de emissão de nota.
Verifique se todos os campos obrigatórios* estão preenchidos.
Verifique se o fornecedor é contribuinte e, em caso positivo, preencha corretamente a inscrição estadual.
Etapa 2: Informações do Produto
A segunda etapa é onde você seleciona os produtos e as informações tributárias que farão parte da NF-e.
O primeiro campo a ser selecionado é o de pesquisa de notas emitidas pelo fornecedor.
Se foi dada entrada da nota emitida pelo fornecedor, será possível efetuar a devolução dos produtos com base nesta nota.
Para nota de devolução, é necessário preencher os CFOPs específicos para devolução. Verifique todos os produtos e preencha os respectivos CFOPs.
Após a inclusão dos itens, você pode editar as informações de cada item conforme necessário. Clique no botão no canto inferior direito da página para prosseguir para a próxima etapa.
![](/lib/exe/fetch.php?media=base_de_conhecimento:treinamento:itens_nfe.png)
Se algum dos itens estiver com erro na coluna Validação, deixe o mouse em cima do item para que as opções de ações apareçam. Clique na seta azul para abrir a tela de informações tributárias e arrume as informações necessárias.
Você também pode selecionar mais de um produto, ir no botão Ações e clicar em Alterar tributação para alterar todos os produtos selecionados de uma vez.
Sempre verifique com o seu contador as informações tributárias corretas dos seus produtos.
Etapa 3: Dados do Frete
Nesta etapa, precisamos saber as informações sobre o frete e a transportadora, caso necessário.
![](/lib/exe/fetch.php?media=base_de_conhecimento:treinamento:tipo_frete.png)
Opções de frete para emissão da NFe
A opção Sem frete não necessita de nenhuma informação preenchida. Então, basta clicar em
Nas demais opções, é possível preencher as informações de transportadora e os dados de volumes transportados.
É possível cadastrar novas transportadoras clicando no botão .
Na tela que aparecerá, clique em uma transportadora para alterar seu cadastro e adicionar veículos ou clique no botão para cadastrar uma nova transportadora.
Etapa 4: Informações complementares e finalização
Na última etapa da emissão da NF-e de devolução, entre com as informações adicionais e confira se os totais da nota estão corretos.
Informações da emissão
Não altere manualmente estes campos.
Se as informações de emissão não estiverem corretas, utilize o botão 1) para corrigir as informações incorretas nas etapas anteriores.Não se preocupe, nenhuma das informações é perdida ao voltar para outra etapa.
No campo Documento Fiscal Referenciado, está referenciado o número do documento selecionado na Etapa 2: Informações do Produto. Caso queira referenciar mais documentos, volte para a Etapa 2.
Informações complementares
![](/lib/exe/fetch.php?media=base_de_conhecimento:treinamento:nfe_info_comp.png)
No campo de Informações Complementares, você poderá complementar o texto com qualquer informação que achar necessário.
IMPORTANTE: Não apague o texto que já vem preenchido neste campo, apenas adicione conteúdo após a informação pré preenchida.
Tipo de cobrança
![](/lib/exe/fetch.php?media=base_de_conhecimento:treinamento:tipo_cobranca_nfe.png)
Este campo, você pode deixar na opção Fatura ou Duplicata, para incluir as duplicatas nas informações da nota.
Se a opção Duplicata for escolhida, aparecerão os campos para preencher os detalhes da duplicata. Clique no botão para adicionar mais duplicatas.
As duplicatas adicionadas aqui não são importadas automaticamente para o gerenciador financeiro. Se ainda não foram lançadas as duplicatas relacionadas a esta nota, não se esqueça de fazer o lançamento no gerenciador financeiro após emitir a nota.
Totais da Nota
Nesta seção, você encontra os valores calculados de impostos e pode informar valores de acréscimo e desconto em seus respectivos campos. Analise se os valores de imposto e total da NFe estão corretos e volte para para as etapas anteriores para corrigir os erros, caso haja algum.
Finalizar Emissão
Clique no botão
Download do XML
Reimprimir DANFE
Enviar NF por e-mail
Cancelar NF-e
Carta de Correção