O relatório CMV (Custo da Mercadoria Vendida) apresenta o custo dos produtos que foram vendidos no período, os valores são apresentados no momento de apurar a lucratividade da empresa ou filial.
Nesse tutorial, ensinaremos como gerar um relatório de CMV pelo sistema e apresentaremos os diferentes tipos de relatórios.
O primeiro passo é acessar a tela de emissão do relatório de CMV no menu Relatórios Gerais → CMV (Custo da Mercadoria Vendida), conforme mostrado abaixo.
Existem vários filtros que devem ser utilizados para emitir o relatório desejado. Abaixo explicaremos cada um deles.
Como padrão, trás como período o começo do mês até a data atual selecionada.
A primeira a opção para se preencher o relatório de CMV é o período que se deseja visualizar o relatório.
Inicie inserindo a Data inicial e a Data final. Este período englobará todas as vendas de produtos no período, compras de mercadoria e o saldo inicial das mercadorias com base na data inicial.
Como padrão, o sistema trás a opção Produto selecionada
Como padrão, o sistema trás a opção Todas selecionada
Como padrão, o sistema trás a opção Custo da última compra selecionada
Na seleção de filiais, selecione as filiais para as quais deseja analisar o relatório.
Este campo não é obrigatório e, caso o campo não seja preenchido, todas as filiais da sua loja serão consideradas.
É o centro Administrativo usado para realizar os recebimentos financeiros.
Este campo não é obrigatório e caso nenhum centro administrativo for selecionado, o sistema irá usar o(s) centros existentes para análise.
Selecione um grupo de produtos configurado em seu sistema para analise.
Este campo não é obrigatório e caso nenhum grupo de produtos específico seja selecionado, o sistema usará todos os grupos de produtos da sua base de produtos para análise.
O custo médio de venda(CMV) funciona da seguinte maneira: é coletado o estoque inicial(EI) do período de venda para o qual efetuou o filtro(Por exemplo 1/12 até 31/12).
No caso, ele vai coletar o estoque inicial do dia 01/12 e as compras de produtos que foram efetuadas desde o dia 01/12 até o dia 31/12 (C) e, por fim, coletar o estoque final(EF) do dia 31/12.
O calculo é CMV = EI + C – EF
Ele é calculado sobre os produtos de revenda e sobre os insumos da loja, pois os que são compostos sempre terão o estoque “zerado”, visto que, quando é vendido um prato, é descontado direto do insumo do mesmo.
Depois de selecionados os filtros desejados, basta clicar na opção de relatório desejado na parte inferior da tela, sendo possível os formatos Excel, CSV e PDF.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida após a leitura desse tutorial, você pode entrar em contato com a Cloudfy através do chat, que um de nossos colaboradores terá o prazer em lhe auxiliar!